quarta-feira, 30 de setembro de 2009


Viajar é preciso!

Durante muito tempo ir passar uns dias longe do cotidiano, era sinônimo de ir para lugares distantes daqui, e que pudesse estar próximo à natureza. Sempre curti locais bucólicos, como Punta Del Diablo e a Praia do Rosa, porém isto ficou inviável já que o trabalho passou a exigir cada vez mais de nós, nos proporcionando cada vez menos tempo. Com isso, precisava de lugares próximos à cidade para desfrutar os finais de semana, feriados e até mesmo uma fuga no meio da semana, assim como nós já fizemos.


COLÔNIA DE PELOTAS

Pelotas tem turismo, sim! Fora os pontos turísticos de parada obrigatória como as Praias do Laranjal, as Charqueadas e o Centro Histórico, Pelotas possui um grande potencial turístico em nossa zona rural que, no entanto, é pouco explorada.
Não posso ser hipócrita em dizer que a colônia já é uma referência, ou que todos estejam totalmente preparados para visitações, o que se pode dizer, sim, é que a cada dia a colônia ganha força para em um futuro muito próximo, despontar de vez para este segmento chamado Turismo. Em contra partida, há de haver, o controle e educação ambiental nas visitações de um jeito que não se torne um turismo desenfreado, como ocorreu em diversos lugares.
Hoje, existem alguns empreendedores que já se encontram preparados para encarar seus possíveis turistas, o que já reflete na economia das redondezas. Você encontra posto de gasolina e lan hause em plena zona rural por exemplo, além de pessoas educadas e atenciosas em seus mercadinhos ou lancherias que, às vezes, mesmo sem saber , estão exercendo um dos principais requisitos para o turismo, a receptividade.
Uma das entidades preparadas para o turismo da região, é a associação da Gassetur, com o roteiro Pelotas Colonial, “ O Pelotas Colonial é um roteiro que reúne empreendedores dos setor de hospedagem, alimentação, cultura, lazer, arte e educação ambiental da zona rural de Pelotas. Reduto de colonização italiana, francesa, africana e pomerana, a região oferece a você diversas opções de entretenimento: belas trilhas ecológicas, revigorantes banhos de cachoeira, a rusticidade das construções antigas, além da deliciosa culinária típica da região e de uma paisagem encantadora”.
Durante 10 dias que estive pela colônia, além de muito bem recebido, pude ver de perto o que cada empreendimento tem para oferecer, e admito que fiquei extremamente surpreendido, tanto com a parte hoteleira e gastronômica quanto com as belezas naturais. E acredito que muitos de vocês ficariam também.

COMO CHEGAR





BR 392 destino Monte Bonito (entrada da Pedreira) - 12 Km partindo do Centro de Eventos


DISTÂNCIAS A PARTIR DO CENTRO DE EVENTOS

Pousada do Monte - 11,6 km pavimentado + 5 km de terra

Sitio e Pousada Águas Claras - 11,6 km pavimentado + 7 km de terra

Trilha Jardim Espaço e Arte -22,8 km pavimentado + 7,2 km de terra

Templo das Águas - 31 km pavimentado + 6 km de terr

Restaurante Gruppelli - 31 km pavimentada + 12,5 km de terra

Cachoeira do Paraíso - 11,6 km pavimentado + 18 km de terra

Cantina Ribes - 11,6 km pavimentado + 20 km de terra

Vinhos Charnaud - 11,6 km pavimentado + 23 km de terra

Vinhos Ribes - 11,6 km pavimentado + 18 km de terra


ONDE IR


TEMPLO DAS ÁGUAS






TRILHA JARDIM ESPAÇO E ARTE



ONDE COMER

Cantina e Restaurante Ribes



Restarurante Gruppelli